sábado, 2 de junho de 2012

AS DIFICULDADES EXISTEM PARA SEREM VENCIDAS


A TENTAÇÃO

"O caminho da oração tem as suas próprias dificuldades à tentação mais comum e mais disfarçada é a falta de fé. Quando deixamos de rezar para dar prioridade ao trabalho, ás preocupações e a tudo aquilo que julgamos urgente evidente, mais do que a falta de tempo, a falta de fé. 

Quando a fé está enfraquecida, rezamos apenas em última instância, no fundo confiamos em Deus mas no fundo confiamos mas em nós mesmos. Assim fica claro que o coração ainda não entendeu a palavra de Jesus: Sem, nada podeis fazer (Jo  15, 5 ).

Outra tentação terrível tem o nome bem conhecido: preguiça espiritual ou acídia. Os místicos entendem como uma espécie depressão que consome a força e o ânimo da gente. As vezes queremos rezar e não conseguimos, porque o espírito está pronto, mas a carne é fraca e se acomoda quem nunca foi vítima de um desânimo doloroso. È o preço que pagamos quando acreditamos que seremos felizes por nós mesmos, sem Deus.

Quanto mais nos deixamos dominar pelo orgulho, maior é nossa queda. A pessoa humilde, por sua vez, é diferente: não se surpreende com sua própria miséria e, quando cai, levanta logo e retoma o caminho com confiança e fidelidade (cf. CIC273-2733)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário